quarta-feira, 21 de julho de 2010

Madeiramania § Funchal

Localizado no fim da Estrada Monumental, junto à rotunda nova, o Madeiramania começa por surpreender pela positiva com uma decoração arrojada mas simples. Ao abrir o cardápio, somos novamente surpreendidos pela positiva, pelos preços bastante atractivos que o design não fazia prever. O serviço é excepcional e estabelece um standard elevadíssimo num ramo que não poucas vezes deixa muito a desejar...
As surpresas positivas ficam, no entanto, por aqui.

O menu está bem concebido e oferece variedade, mas é demasiado complicado. A descrição dos pratos quase que conta uma história e é pouco prática. Falta-lhe objectividade.

Escolhi um Gnochi com bacon molho de tomate e basilico. Um prato simples e bom. Dos restantes pratos, só mesmo a Pizza de Pepperoni se safou...
O Risotto de Cogumelos estava demasiado forte e pesado, sendo claro o exagero no queijo parmesão, até para mim que sou fã incondicional de tudo o que é queijo. Acabamos por ter que devolver o prato.
Da mesma maneira que devolvemos também uma massa Tagliatelle com "cottage cheese" e galinha. A massa estava demasiado crua para estar "al dente" e o queijo usado foi novamente demasiado forte para acompanhar um prato de sabores suaves.

O jantar acabou por ser uma desilusão num sitio que prometia imenso. Volto a realçar que o serviço foi de excepcional qualidade, mas a impressão que fica é que este Restaurante tenta demasiado ser diferente, que acaba por hipotecar os sabores mais "mainstream" substituindo-os por pratos mais acutilantes, certamente com mais personalidade, mas que terão um público alvo mais reduzido.

2 comentários:

ELIO disse...

Muito respeitosamente, sempre quis expressar a nossa vontade de melhorar corrigir ou substituir alguns detalhes para ajudar a melhorar o nosso conceito, portanto, fazemos um chamado de agradecimento aos comentários que foram reflectidos, porque alimenta as nossas ideias e nos permite estar mais perto dos nossos objectivos, que é estar ao lado com nossos clientes e tornar a sua experiência em Madeiramania o mais gratificante que seja possível, por isso, deixe-me primeiro comentar que nós não pretendemos ser um espaço diferente, humildemente lhe disse que "é assim como nós somos", mas nós somos como qualquer outro espaço, oferecemos aos nossos clientes uma cozinha essencialmente eclético italiano muito peculiar para a diversidade de influências que recebeu devido a tendências que tem sido desenvolvidas por nosso Chefe de Cozinha, no entanto, é também uma cozinha muito moderna, mas muito atraente em sua simplicidade que combina uma mistura de sabores “intensos e profundos" destacando os nossos pratos.

Acreditamos também que os menus mais maravilhosos são os que podem despertar em seus clientes os desejos para utilizar os seus sentidos e degustação cheirando os sabores em cada um dos pratos oferecidos, sendo o reflexo duma gastronomia elaborada com a mais nobre paixão, conservando uma harmonia quase que subliminal como se descreve em cada item.

E não podemos deixar ao lado que alguns dos pratos que foram descritos em suas linhas nunca foram servidos no nosso espaço, porque algumas não estão sequer no nosso cardápio e outros, porque nunca temos usado alguns dos produtos que são referidos, no entanto, peço imensa desculpas por qualquer inconveniente que tiveram no nosso espaço, mas gostaria ter novamente a oportunidade e o prazer de convidá-lo para nosso espaço e procurar que nossa cozinha fique mais perto do seu paladar.

ATTE.: A Família Madeiramania

Argonauta disse...

Registo com agrado a vossa resposta. Não posso, no entanto, deixar de lhe relembrar que a cozinha é, em si, também uma forma de arte. Como arte que é, haverá sempre muitas maneiras de se apreciar, mas só dois pontos de vista: a óptica do criador e a óptica do apreciador. O que tentei passar foi a minha crítica – construtiva – enquanto apreciador.

Independentemente dos objectivos do Madeiramania, é preciso reconhecer que é um espaço diferente. Diferente no sentido em que é um espaço com caracter, personalidade e que foi concebido de acordo com um conceito de decoração simples, moderna mas ao mesmo tempo acolhedora.

Fica registado também o facto de que para o Madeiramania ser preferível questionar os pormenores dos ingredientes dos pratos – que, concedo podem diferir do que está no vosso cardápio, uma vez que os pedidos foram personalizados, no entanto servidos no vosso espaço – passando ao lado de factos bem mais relevantes como a massa estar efectivamente crua.

Respeitamos o vosso espaço e a vossa opção por uma cozinha, que é para mim, diferente, pelo que fiz questão de realçar aqueles que são os aspectos positivos. Por outro lado este nosso espaço não tem a pretensão de ser um espaço de crítica, nem pouco mais ou menos, mas sim um espaço de opinião. E as opiniões são isso mesmo e valem o que valem.

Resta-me agradecer o convite, que aceito de bom grado para voltar ao vosso espaço.

Um bem haja!
Argonauta

P.S. - Gostaria de aproveitar esta oportunidade para vos solicitar algumas informações de maneira a completar o post, tais como a vossa morada exacta, numero de telefone, dias de encerramento (a haver algum), email e/ou website e já agora, se for do vosso interesse, algumas fotos. Teríamos todo o prazer em partilhar.